Ao que parece, e os resultados têem-no demonstrado um pouco, temos uma equipa de juniores menos forte do que a dos últimos anos, situação que todavia creio ser passageira e fruto da entrada de muitos jogadores novos, nomeadamente estrangeiros. Apesar de tudo realço com agrado um comentário ao ultimo Benfica - Sporting daquele escalão que li no Entre Dez, destacando os consagrados Luis Paez e o inevitável Adrien, mas acima de todos o, para mim, desconhecido Diogo Rosado, médio esquerdo que deu nas vistas nos cerca de 15 minutos que esteve em campo. Veremos daqui por uns meses, quando chegar á fase mais competitiva do campeonato, se a equipa estará mais compacta e entrosada e se Diogo Rosado sobressaiu entretanto para mais alguém! sexta-feira, 23 de novembro de 2007
Os juniores
Ao que parece, e os resultados têem-no demonstrado um pouco, temos uma equipa de juniores menos forte do que a dos últimos anos, situação que todavia creio ser passageira e fruto da entrada de muitos jogadores novos, nomeadamente estrangeiros. Apesar de tudo realço com agrado um comentário ao ultimo Benfica - Sporting daquele escalão que li no Entre Dez, destacando os consagrados Luis Paez e o inevitável Adrien, mas acima de todos o, para mim, desconhecido Diogo Rosado, médio esquerdo que deu nas vistas nos cerca de 15 minutos que esteve em campo. Veremos daqui por uns meses, quando chegar á fase mais competitiva do campeonato, se a equipa estará mais compacta e entrosada e se Diogo Rosado sobressaiu entretanto para mais alguém! quinta-feira, 15 de novembro de 2007
Abel
Desconhecido de grande parte dos adeptos Abel chegou ao Sporting e ganhou o respeito dos colegas e adeptos. Independentemente de se discutir se ataca melhor do que defende, é indiscutível de que se trata de um jogador intenso, raçudo e cheio de pulmão, daqueles que não se deixam assobiar. Fora do campo tem um discurso maduro, incomum a quem só há pouco tempo chegou a um “grande”. A chamada á selecção, que lhe foi transmitida de uma forma que só um treinador como Paulo Bento sabe fazer, é o maior marco da sua carreira. PS: Soares Franco publicou um pequeno artigo no site Sporting que vale a pena ler. Depois do "deixem-nos trabalhar" na politica de há uns anos, temos agora o "tenham paciência" no futebol. Não escapará a mais algumas farpadas dos criticos mas confesso que gostei do sentimento que imprimiu ao escrevê-lo.domingo, 11 de novembro de 2007
Braga 3 – Sporting 0
O jogo desta noite terá sido um verdadeiro manjar para os críticos. Num jogo contra uma equipa de bons jogadores mas que apesar de tudo tinha encaixado três na jornada anterior o Sporting esteve, ainda assim, uns furos acima do que o resultado transparece. A coesão defensiva da época passada tarda em aparecer mas a causa não será certamente a saída de Ricardo ou de Tello, pelo que é expectável que Paulo Bento consiga, com algum trabalho, devolvê-la á equipa. Aliás, o treinador e a equipa merecem nesta fase, mais do que nunca, absoluta confiança. No jogo de hoje destacava Pereirinha e Purovic, ambos estiveram acima do que têm feito ultimamente, sendo que talvez o primeiro possa servir para "refrescar" as ambições da equipa e ajudar á viragem que se impõe. sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Periodo de reflexão
Depois de um período de reflexão, devidamente autorizado pelo clube, que quanto mais não seja serviu para perceber que no mundo blogueiro “quem não trabuca, não manduca” regressámos. Começando pelo fim, Carlos Freitas regressou e, na minha opinião, bem. Apesar de entender que a sua ausência e o tabu em redor da suas permanência no Sporting foram um sinal de fraqueza perante os críticos, entendo que tem muito mais qualidades do que defeitos. As contratações falhadas são comuns a todos os clubes e uma consequência inerente ao risco que representa trazer um jogador para um País e um clube diferente. Porém, ninguém o pode acusar de falta de critério nas escolhas, de falta de sentido de oportunidade ou incoerência com a politica financeira que o clube lhe impõe. Liedson está em grande forma, não se inibindo até de dizer á boca cheia que quer a Selecção brasileira. Gilmar Veloz vai disfarçando a sua incapacidade de penetração no mercado com uma alegada falta de visibilidade do Sporting, não explicando como Barcelona e Manchester conseguiram ainda assim ver Figo, Simão, Quaresma, Ronaldo ou Nani. A diferença é Jorge Mendes, claro está. Semana de reconciliação dos adeptos com a equipa e com o relvado e da confirmação das modestas assistências que Alvalade tem registado. Já cansa ouvir promessas de casa cheia na comunicação social e está visto que para além das Gameboxes poucos bilhetes são vendidos, facto que espero leve a repensar a politica do clube nesta área. PS: Soube-se hoje que a Câmara do Seixal reclama o pagamento da água por parte do seu munícipe Benfica SAD. Bem diferentes são as noticias relativas ás relações do Sporting com o município de Alcochete.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
"Resolvemos o jogo mas não o nosso momento"
Este comentário, tecido por Paulo Bento na ressaca da dificil vitória sobre o Fátima, diz tudo sobre o actual momento da equipa, mas também sobre a sua preocupação em conseguir ultrapassá-lo.Apesar das criticas surgidas nos ultimos dias, entendo que, mesmo num cenário de eliminação da Taça da Liga, Paulo Bento continuaria a ser o melhor treinador para o Sporting.
Há fundamentalmente escassez de qualidade disponivel no plantel e isso não pode ser resolvido com uma "chicotada".
Naquilo que tem sido um dos seus pontos mais fortes - a coerência de principios na gestão da equipa - aponto como falha o facto de não ter resistido á tentação de incluir Stojkovic na equipa inicial, em detrimento de Tiago que tem sido o titular nos jogos das Taças.
Mas enfim, até isso terá servido para mostrar aos criticos que não é por aí que deixámos de sofrer golos. Agora é o regresso a Alvalade e esperamos, ás vitórias no campeonato.
PS: Saleiro desta vez jogou e marcou. Mas será jogador para o Sporting?
sábado, 27 de outubro de 2007
Nacional 0 - Sporting 0
Had parece-me um jogador que trasmite mais consistência do que Ronny mas excessivamente vigoroso na forma como disputa os lances, originando algumas faltas.
Djaló esteve uns furos bem acima do que tem feito nas ultimas semanas e espero que no próximo jogo em Alvalade lhe seja dado o apoio que qualquer jogador do Sporting merece (é indigno que os adeptos que aplaudem um golo de Ronaldo na nossa baliza possam assobiar um jogador da nossa equipa).
Não terá sido o resultado mais moralizador mas empatar fora, num campo tradidionalmente dificil, sem sofrer golos, pode ser um bom ponto de partida. Não vale a pena, para já, pensar no Porto.
Destaque para os enjoados e deprimentes comentários com que a TVI nos presenteou, recriando sistematicamente a ideia de que se vive um autentico caos na equipa do Sporting, tal a frequência e acutilância com que eram expostos supostos erros.
quinta-feira, 25 de outubro de 2007
Carlos Freitas e o premio de produtividade
Tendo Carlos Freitas um muito provavel chorudo vencimento mensal (comparativamente ao comum dos mortais) não se entende o premio de produtividade de 84.000 Euros que a SAD lhe atribuiu pela entrada do Sporting na Champions, conforme foi hoje noticiado. Se, porventura, tal resultou de uma imposição negocial aquando do seu regresso ao Sporting, numa perspectiva de "pagamos-te menos do que pedes mas se a equipa atingir este e aquele objetivo recebes um premio" já não me parece tão indecoroso. Outra questão é tentar perceber porque é que a produtividade de Carlos Freitas se mede pelos resultados da equipa, mesmo que as suas contratações tenham passado uma época no banco. Neste aspecto penso que a palavra "produtividade" é apenas um proforme contabilistico ou fiscal para retribuir Carlos Freitas com o patamar de vencimento que o mesmo pretenderia, nas épocas em que os cofres sportinguistas o permitam, com os milhões da Champions. Para os mais curiosos deixo aqui o link para o Curriculum Vitae do nosso Director Desportivo (disponibilizado pelo site Sporting), com algumas curiosidades, nomeadamente no campo das habilitações literárias.terça-feira, 23 de outubro de 2007
Roma 2 - Sporting 1
Liedson facturou o primeiro na Champions, de forma soberba. A aposta em Djaló tem sido penosa até para o próprio, que desejaria certamente passar por um período sabático no banco em vez de continuar a arrastar a sua má forma, mas não há alternativas (eventualmente Celsinho?). Derlei faz muita falta! Em todo o caso o Sporting jogou com uma equipa extremamente jovem (Veloso, Ronny, Moutinho, Simon, Djalo e depois Purovic). Destaque ainda para o arbitro, fraquinho, e os apanha-bolas, dignos de um campeonato centro-africano!
domingo, 21 de outubro de 2007
Sporting 1 - Fátima 2
Houve na minha opinião um erro no discurso de Paulo Bento na véspera do jogo, que acabou por pesar no desempenho da equipa, apesar da dignidade e respeito que procurou transmitir ao jogo com o Fátima. Esse erro foi referir que sendo uma eliminatória a duas mãos o Sporting não tinha a pressão de resolver já, facto que parece ter pesado no desempenho dos jogadores.
A equipa foi mudada principalmente no meio campo (o que se justificava), mas mesmo com a carne toda no assador na 2ª parte, o resultado parcial foi de 1-1. Assim o Fátima repetiu dois golos ao Sporting (já o havia feito num jogo para a Taça de Portugal há cerca de vinte anos, com a particularidade de o Sporting ter então marcado três) e a 2ª mão terá agora de ser encarada e preparada com o cuidado de um jogo europeu.
Curiosidade o facto de Saleiro, jogador emprestado pelo Sporting, ter estado no banco do Fátima, apesar de algumas vozes já o darem, ao fim de três golos marcados na 2ª liga, como a melhor opção para substituir Derlei.
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Dias Ferreira, Eduardo Barroso e Rui Oliveira Costa
Os debates televisivos (já alargados á radio) onde adeptos mais ou menos mediáticos discutem semanalmente o futebol, têm vindo a proliferar com algum sucesso. Apesar da semelhança de formato dos programas, e falo especialmente dos televisivos "O Dia Seguinte" e o "Trio de Ataque", já que o "Artistas da Bola" que passa na Antena 1 não conheço suficientemente, a personalidade dos convidados faz com que os programas sejam diferentes. Não sei se os mesmos têm alguma "procuração" dos clubes, mas são efectivamente uma componente importante na formação da opinião publica. Neste capitulo penso que Dias Ferreira tem tido um papel de destaque pela forma apaixonada e respeitada como tem defendido os interesses do Sporting, no melhor e no pior, evidenciando sempre grande segurança e positividade no seu discurso. Espero por isso que mereça, de forma discreta mas permanente, o carinho e o apoio da Direcção, pese embora as divergências (penso que já ultrapassadas) que o levaram a optar por uma "pré candidatura" á presidência, nas últimas eleições. Destaco também Eduardo Barroso, agora na rádio, que apesar de não ouvir recordo com igual respeito os tempos em que comentava nos "Donos da Bola". Quanto a Oliveira e Costa é de longe o que menos aprecio, não só por parecer mais frio no que toca á paixão clubistica mas também pela facilidade em que embala nalguns disparates que parecem só querer mostrar uma pretensa isenção no meio da paz podre que sinto existir desde sempre no seio do "Trio de Ataque". Sobre este particular acho que pode continuar a haver respeito entre os presentes sem ser necessário conter convicções ou conceder vassalagens que acabam, por vezes, numa troca de camisolas antes de o jogo acabar! quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Os jovens leões
É com alguma preocupação que se vêem miúdos como o Rabiu, e agora até o pequeno Miguel Almeida (8 anos - Bragafut) serem alvo de noticia pelo facto de ingressarem no Sporting.A sede jornalistica de antecipar talentos que a máquina Sportinguista previsivelmente moldará é uma pedra no normal desenvolvimento pessoal e desportivo destes jovens.
Com a "saloisse" das comparações do pequeno Miguel Almeida ao André Cruz e outros casos semelhantes, qualquer dia temos romarias de gente nos jogos da Academia Puma a "cobrar" destes miúdos as fintas perdidas ou os golos falhados.
Espero que haja o discernimento necessário para lhes continuar a perguntar, primeiro do que tudo, como é vão as coisas na escola!
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Gamebox
Ao que tudo indica a venda de Gameboxes para a presente época irão ficar aquém dos objectivos traçados, apesar de se tratar do 2º melhor ano de sempre (o melhor foi o referente á época anterior). Li com interesse um artigo de opinião hoje publicado no Record que justificava esta situação com falta de dinamismo do marketing sportinguista, que se sentia também a outros niveis e não pude deixar de concordar. Para além de algumas campanhas publicitárias interessantes (mas eficazes?) e do bombardeamento de promoções com que levamos quando acedemos ao site oficial, pouco mais há a dizer. Por exemplo, no caso das Gameboxes, é do conhecimento de todos que um adepto que se registe pela primeira vez tem mais vantagens do que os sócios antigos, o que leva a que estes acabem com a sua ligação ao Sporting e façam aderir um amigo ou familiar e usufruir do respectivo cartão, que é transmissivel. São situações injustas e que não fidelizam adeptos. Não querendo entrar em comparações, sabe-se que os vizinhos rosas (que o Fernando Santos considerou estarem na vanguarda do marketing futebolistico) são bastante mais imaginativos e não se inibem de, por exemplo, por o Nuno Gomes a assinar 100 cartas de feliz aniversário para enviar aos sócios aniversariantes acompanhado de um bilhete de presente para um jogo. Porque não procurar "compor" o Alvalade XXI com este e outros tipos de ofertas? PS1: Parece que o acordo do Belenenses na cedência do estádio para o jogo com o Fátima fez a Direcção antecipar a mudança profunda no relvado que só estava prevista para quando a época terminasse. Depois deste novo relvado, nada será como dantes, para o melhor ou para o pior! PS2:A equipa de futebol profissional foi brindada pelo Sindicato dos Jogadores com o prémio Fair Play relativo ao mês de Setembro (apenas 5 cartões amarelos), o que não deixa de ser interessante e merecer a devida análise. domingo, 7 de outubro de 2007
Venha o novo relvado
Se fizéssemos um ranking para os 5 (cinco) relvados que o estádio já conheceu, diria que o que foi aplicado em Janeiro de 2007 foi o que melhor se apresentou e cujo fim só foi antecipado pelo concerto dos Rolling Stones.
Neste contexto o concerto terá sido mesmo um mau negócio, mas continuo a não perceber como por exemplo, o estádio cidade de Coimbra recebe concertos dos mesmos Rolling Stones ou de George Michael na véspera de jogos importates (Como o Académica - Sporting da época passada) e continua lá, impecável.
PS: Do jogo com o Guimarães, realço o lance do 2º golo que serviu para mostrar aos adeptos que Stoijkovic não é o único a "pecar", o golo de Tonel, agora que foi chamado á Selecção e a estreia de Had, curiosamente a central.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Penalti? (Benfica - Sporting)
Aproveitando a folga extraordinária concedida por Paulo Bento após o jogo de Kiev e consequente falta de noticias sobre a equipa, para regressar ao jogo da Luz e publicar uma fotografia que publicada no Bola na Rede B relativa ao hipotético penalti de Moutinho sobre Addu quase no final da partida. Desconheço a sua autenticidade mas ....
PS: Na luz, derrota com os ucranianos, e o "Toni Espanhol" começa a perder a graça. Afinal não era só o regressado Luisão, que fazia falta.
terça-feira, 2 de outubro de 2007
Dinamo Kiev 1 - Sporting 2
sábado, 29 de setembro de 2007
Benfica - Sporting
O Sporting, o único grande que já jogou na casa dos dois rivais, encontra-se um ponto á frente do Benfica. Neste momento e com o plantel que possui, penso que a capacidade da equipa está maximizada e será dificil fazer melhor enquanto não se destacar algum jogador do meio campo em diante (que poderão ser Romagnoli ou Simon se conseguirem impor-se definitivamente e começarem a "facturar" com regularidade). Olhando para o plantel do Porto e para os resultados que tem mostrado no campeonato, não faz muito sentido olhar preocupadamente para a fuga do 1º lugar, pelo menos enquanto a super forma de Lisandro se mantiver.quinta-feira, 27 de setembro de 2007
Stojkovic
Excerto de um post do já extinto blog Terceiro Anel de 30 de Setembro de 2005 relativo ao jogo Braga – Estrela Vermelha (Taça Uefa):“Ás: Stojkovic. Magnífico em todos os aspectos. Defendeu tudo o que havia para defender. Demonstrou a Walter Zenga que pode e deve ser titular do Estrela Vermelha, quem sabe, a breve prazo, de um grande clube europeu”.
Stojkovic revelou logo nos primeiros jogos particulares grandes potencialidades e escreveu-se que depressa iria fazer esquecer Ricardo, opinião que corroborei.
Continuo a achar que é um guarda redes muito bom num clube que nesse posto tem, na minha opinião, dois grandes problemas:
- Falta de capacidade da equipa técnica para treinar este posto específico. Só assim se entende a involução de Ricardo desde que saiu do Boavista (nunca atingiu o mesmo nível, embora tivesse melhorado um pouco com a chegada de Ricardo Peres) e a progressiva redução de forma de Stojkovic desde que chegou.
Pressão negativa dos adeptos, transmitindo uma ansiedade enorme ao jogador, fazendo questão de assobiar algumas demoras na reposição da bola em jogo e de se arrepiarem nervosamente com qualquer remate de longe.
No actual estado de coisas, seria bom para “Stoi” que os adeptos lhe dessem crédito. Meio a brincar, podia-se assumir um crédito de … “três frangos”. Um já gastou, agora deixem-no usar os outros dois á vontade, dá-lhe tranquilidade para jogar e vai acabar por não precisar deles.
quarta-feira, 26 de setembro de 2007
Guimarães - Sporting
- Quatro remates á baliza nos 90 m é manifestamente pouco.
- Comentários televisivos tendenciosos, a determinada altura pareceram-me quase tão exuberantes como os adeptos vimaranenses.
- Tiago bem a defender e a marcar (o especialista "rosa" hoje falhou na Amadora). Continuo contudo a apostar em Stojkovic, a quem dedicarei brevemente um post.
- Notei alguns jogadores mais confiantes do que tenho visto no relvado de Alvalade.
- A venda de João Alves, ainda que a preço de saldo, foi um optimo negócio, por todos os motivos e .... mais um.
PS: Saleiro marcou de penalti no jogo em que o Fatima eliminou o Porto.
domingo, 23 de setembro de 2007
Sporting 2 - Setubal 2
Um relvado menos mau que nos ultimos jogos, mesmo assim (finalmente) com data de substituição já marcada (vem aí o 5º tapete, 3º de 2007);Stojkovic (que apesar de tudo aprecio) sofreu um golo a fazer lembrar Ricardo;
.
Purovic marcou um golo bonito (entre os centrais), lance raro nos anos mais recentes do Sporting. Gostei da forma expedita como arrancou para o seu meio campo após o golo, sem festejar. Além disso mostrou grande garra e esteve perto de resolver o jogo perto do fim;
.
A rotatividade dos jogadores surpreendeu na defesa (Gladstone em vez de Tonel) mas se temos um internacional brasileiro, fresco, naquela posição, porque não?!
.
.
Abel cobrou com juros o amarelo e multa da liga relativa ao penalti não assinalado no jogo com o Estrela. Algum arbitro, depois da tinta que esse lance fez correr, teria condições de arriscar e errar para o lado contrario outra vez?
.
Moutinho foi corajoso. Um falhanço (mais) seria marcante. Concretizou e ganhou um balão de confiança para o resto da sua carreira.
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
Mourinho
Não sou daqueles que acredita que se o Sporting não tivesse deixado sair Figo, Ronaldo e outros, seria actualmente a melhor equipa do mundo.Se os jogadores chegaram ao patamar em que estão foi porque tiveram oportunidades a outros niveis e não há duvida que jogar em campeonatos como o Inglês, Espanhol ou Italiano aumenta a competitividade e imprime evolução.
O próprio Mourinho dificilmente conseguiria no Sporting fazer o mesmo que fez no clube do Jorge Nuno, mas neste caso, porque do outro lado estaria sempre um a mais com o apito dourado.
Não tenho por isso qualquer ressentimento na perda daqueles futebolistas, ou, falando de Mourinho, que Luis Duque não o tenha conseguido impor ao Sporting na altura em que houve essa possibilidade.
.
Penso até que Jaime Pacheco tem razão quando acusou Mourinho de ser um "doente" por ocasião da polémica do neurónio, e não esqueço o episódio da camisola de Rui Jorge.
.
Por tudo isto, quando se fala da possibilidade de Mourinho poder vir a ser, no futuro, treinador da equipa do Sporting, entristece-me ver alguns sorrisos gananciosos na cara dos nossos adeptos, dispostos a esquecer tudo.
Subscrever:
Mensagens (Atom)
